Descrição: Fabricante: Lockheed Martin Primeiro vôo: 22 de Dezembro de 1964 Entrada em serviço: Janeiro de 1966 Missão: Reconhecimento/Vigilância Tripulação: 2, um piloto e um operador de sistemas
Dimensões: Comprimento: 32,74 m Envergadura: 16,94 m Altura: 5,64 m Área (asas): 167,2 m²
Peso: Tara 27.000 kg Peso total 66.000 kg Peso bruto máximo 77.000 kg Propulsão: Motores: 2× Pratt & Whitney J58-1 T11D-20B Força (por motor):144 kN
Performance: Velocidade máxima: 4.300 km/h (Mach: 3,5) Alcance: 4.800 km Teto máximo: 28.000 m
Mísseis/Bombas: não tem
O Lockheed SR-71 Tipo A, também conhecido por Blackbird, é um avião de reconhecimento estratégico (daí o "SR": Strategic Reconnaissance) de longo alcance desenvolvido pela Lockheed a partir dos projectos YF-12 e A-12.
O famoso Clarence "Kelly" Johnson é o nome por detrás de muitos dos conceitos avançados da aerodinâmica desse avião. Sua fuselagem foi feita com ligas de titânio para suportar as altas temperaturas em torno de 200 a 300 graus celsius, causadas pelo atrito com o ar em virtude da alta velocidade alcançada.
Como sua fuselagem foi feita em placas para poder dilatar-se durante o vôo, o SR-71 é conhecido por vazar quando está no chão; pelo seu fluido hidráulico congelar em temperaturas de 30 °C e pelo modo peculiar de ativação dos motores. Por ser a J-58 uma turbina de grande porte e pesada demais (9 estágios de compressão de fluxo axial) para um sistema pneumático comum, a ativação era feita por um motor V-8 envenenado ligado por engrenagens diretamente no eixo da turbina, nos primeiros anos.
Seu vôo em altas temperaturas também não seria possível sem o combustível especial desenvolvido para ele, o JP-7, tão viscoso e pouco volátil que era possível apagar facilmente um fósforo aceso num balde de JP-7. O JP-7 não queimava com o motor frio, assim na hora da partida era preciso pré-aquecer as turbinas com outra "formula de bruxa", o borato de trimetila - que fazia uma característica chama verde.
O Blackbird foi construído inicialmente com uma nacele, para somente um piloto, eram os chamados A-12, em sua segunda versão, denominada SR-71 A, possuía duas naceles, para dois tripulantes em assentos tandem, ficando o piloto na nacele da frente, enquanto o operador de sistemas ia na nacele de trás. Havia também a versão B usada para treinamento, que possuía duas naceles, e acomodava dois pilotos, em que a nacele traseira ficava mais elevada em relação a dianteira. Para as missões em grandes altitudes e velocidades, ambos os tripulantes usavam uma roupa pressurizada, que lembra os primeiros trajes dos astronautas. Para sua construção, foram criadas máquinas ferramentas (máquinas operatrizes) com o fim específico da construção dos componentes para este avião. Quando do encerramento de sua produção, as máquinas foram destruídas, impossibilitando assim que novas peças e/ou unidades do SR-71 fossem feitas novamente e, com o fim da Guerra Fria, não mais era viável seguir utilizando um avião com hora de vôo de custo tão elevado.
Por vários motivos, o SR-71 foi desativado. Entre eles, fatores políticos, custo operacional e o advento dos satélites. Apenas 3 são mantidos ativados pela NASA para estudos. Esse avião voava tão alto e tão rápido que, perseguido por um míssil terra-ar, a manobra de evasão clássica era simplesmente acelerar. Com base em Beale, na Califórnia, a unidade equipada com SR-71 estava em diferentes bases, principalmente na Inglaterra e no Japão, para fazer cobertura aérea em todo o mundo.
À altitude operacional, o SR-71 conseguia fazer a vigilância de uma superfície de 270.000 km² por hora, o que lhe permitia operar no Vietnam do Norte, na China, na União Soviética, em Cuba ou na Coreia do Norte sem entrar no espaço aéreo respectivo. Nenhum dos 33 SR-71 fabricados foi abatido até a atualidade,no entanto 12 unidades foram perdidas em acidentes. Em um dos seus últimos vôos fora dos EUA, um SR-71 foi exibido em feira aérea em Paris, e no retorno aos EUA, bateu novo recorde de velocidade. Devido ao fuso horário, o avião chegou aos EUA aproximadamente 4 horas antes do horário em que decolou de Paris.
Se eu tivesse a habilidade de pilotar qualquer avião,gostaria de poder, ao mesmo tempo, escutar música (como essa do Alan Parsons e todas a boas nacionais), fumar um Hollywood e tomar uma dose de JK... Seria fenomenal. Só há um detalhe nisso tudo: gostaria de que o piloto automático comandasse o voo para que eu pudesse delirar com a, certamente, bela paisagem.
Grande abraço, Cumpadi.
ps. Falava outro dia com o Saraiva sobre o quanto é bom manter contatos com pessoas que vislumbram e vivenciam outros aspectos da vida. Saraiva é MAR e você, Cumpadi, é AR. Já eu... Sou TERRA.
Cumpadi, vc me lembrou uma passagem que achei demais, hoje: Eu tava assistindo uma sessão da Assembléia Legislativa aqui do Paraná, hoje à tarde pela TV, quando um deputado, discursando sobre a infraestrutura, soltou esta pérola: -Precisamos melhorar a rede rodoviária, a rede ferroviária e a rede AVIÁRIA... Uai, Cumpadi, e eu nem sabia que ele era granjeiro...
Nem fale, Regi. O que eu ão faria pra dar uma "vortinha" numa tranqueira dessas... Já pensou: Bloqueia VOR CWB aos 00 e, aos 05, tá bloqueando VOR SPO...mais 12 minutos até BSB... Total: Curitiba-Brasilia com sobrevoo de SP em 17 minutos....Tá bom ou quer mais?
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8 comentários:
Cumpadi Carlos, boa noite!
Se eu tivesse a habilidade de pilotar qualquer avião,gostaria de poder, ao mesmo tempo, escutar música (como essa do Alan Parsons e todas a boas nacionais), fumar um Hollywood e tomar uma dose de JK... Seria fenomenal. Só há um detalhe nisso tudo: gostaria de que o piloto automático comandasse o voo para que eu pudesse delirar com a, certamente, bela paisagem.
Grande abraço, Cumpadi.
ps. Falava outro dia com o Saraiva sobre o quanto é bom manter contatos com pessoas que vislumbram e vivenciam outros aspectos da vida. Saraiva é MAR e você, Cumpadi, é AR. Já eu... Sou TERRA.
Cumpadi, vc me lembrou uma passagem que achei demais, hoje:
Eu tava assistindo uma sessão da Assembléia Legislativa aqui do Paraná, hoje à tarde pela TV, quando um deputado, discursando sobre a infraestrutura, soltou esta pérola:
-Precisamos melhorar a rede rodoviária, a rede ferroviária e a rede AVIÁRIA...
Uai, Cumpadi, e eu nem sabia que ele era granjeiro...
Pé:
Essa máquina é "a" máquina.
Penso que vai demorar muito ainda para fazerem alguma coisa parecida e tão avançada.
Criatividade absoluta.
Nem fale, Regi.
O que eu ão faria pra dar uma "vortinha" numa tranqueira dessas...
Já pensou:
Bloqueia VOR CWB aos 00 e, aos 05, tá bloqueando VOR SPO...mais 12 minutos até BSB...
Total: Curitiba-Brasilia com sobrevoo de SP em 17 minutos....Tá bom ou quer mais?
Magnífica máquina!
Exemplo da criatividade humana.
Mas como geralmente acontece, usada para finalidades não tão nobres.
kkkkkkkkkkkkk Cumpadi, é que o sinhô num intendeu: o deputado que melhorar a rede AViÁRIA para os frangos dele! rsrs
Grande Abraço!
O comentário do qual vc falou lá no Terra Brasilis não chegou, por isso que não o moderei.
Cumpadi Carlos! Cuma vai o sinhô?
Vêjiaí si este vídeo lhe interessa:
http://www.youtube.com/watch?v=8VxI_QVMW6Q
Grande Abraço!
Uai, cumpadi, o video foi removido...
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