Seguidores

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Parada de motor após decolagem



Percebam o nervosismo e a confusão estabelecida na cabine de comando...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Constellation Super H - Real Aerovias



Video "chupado" do blog do Flávio Gomes, mostrando o "Cadillac dos ares", em um vôo Buenos Aires-Miami, com escalas em São Paulo e Rio.
Naquela época, a "tripulação técnica" era composta por: Comandante, Primeiro oficial, Segundo oficial ou "Flight Engineer" (Engenheiro de vôo) e Rádio Telegrafista. Os instrumentos de navegação e comunicação eram bem rústicos, se comparados com os atuais, com destaque para o "sextante", os goniometros e o telégrafo. O radar meteorológico, então, para a época, era o "must"...

O dono da Real era o cmte. Lineu Gomes, e a tripulação brincava dizendo que "REAL" era as iniciais da frase:
"Rapazes Enriquecendo as Amantes do Lineu"

ao que o cmte Lineu respondia:

"Lineu Agradece Emocionado aos Rapazes"...

segunda-feira, 28 de março de 2011

O triste fim de um Tupolev...




Penso no quanto é jogado fora em dinheiro e capacidade intelectual, para ir parar em um ferro-velho...

quinta-feira, 17 de março de 2011

Embraer Phenom 300- Vôo de Batismo



Alegria do pessoal da fábrica...

segunda-feira, 14 de março de 2011

Niver!!!



...59, mas com corpitcho de 58 e dez meses...

terça-feira, 1 de março de 2011

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ANAC PEGOU AEROVIA NA CONTRAMÃO?

NOVO CAOS NA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA

Vem aí outro enorme problema para tripulantes, usuários, aeroclubes, escolas, empresas de táxi aéreo, de serviços aéreos especializados que compõem a Aviação Geral no Sul do país, o maior segmento aeronáutico, após a Aviação da Região Sudeste. Já a alguns dias, são veiculados insistentes boatos de que a direção da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, determinou o fechamento do Escritório de Aviação Civil de Curitiba-EAC-CT e a Unidade Regional de Porto Alegre-UR-POA, em mais um ato que demonstra a falta de compromisso com a Aviação Civil Brasileira. Só o maior Aeroclube da Região possui mais de 1.200 alunos que tratam de todos os seus assuntos neste Escritório de Unidade.

Já é de longa data, desde a criação do órgão, que a Aviação Geral, de Pequeno Porte, Escolas, Tripulantes, Mecânicos e Alunos, enfrentam todo tipo de problemas para desempenhar suas atividades e manter o imenso número de documentos e exigências “em dia” como determina este órgão, que vem trabalhando em total falta de sintonia e desconhecimento da atividade aeronáutica.

Taxas absurdas, atendimento deficiente, atrasos na expedição de documentos, falta de examinadores para revalidação de licenças, questões e impedimentos burocráticos de todos os tipos – em sua maioria direcionados a Aviação Geral – uma vez que as grandes empresas e seus proprietários enfrentam poucos percalços, já que a maior parte das ações do órgão ocorre no interesse de ambos – fazem da vida dos pequenos operadores um verdadeiro inferno, causando-lhes problemas e prejuízos de toda ordem.

Agora, em um posicionamento totalmente contrário as necessidades da Aviação Brasileira no Sul do país, que reflete o já habitual e total desconhecimento da atividade aeronáutica por parte de seus dirigentes e funcionários, a ANAC decide unilateralmente, arbitrariamente e sem qualquer tipo de consulta, simplesmente fechar estes Escritórios e Gerências, obrigando milhares de empresas, escolas e tripulantes da Região Sul, a viajarem, muitos, por milhares de quilômetros até Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília, para resolverem qualquer tipo de problema, dos mais simples como a revalidação de uma Licença até os mais complexos. Já havendo imensa carência de profissionais no país, tais viagens agravarão a falta e a indisponibilidade de pilotos, mecânicos e aeronaves, que terão que se afastar de suas funções, enquanto viajam e aguardam a disponibilidade precária do órgão para a resolução de seus problemas.

É realmente um absurdo, que em pleno Século 21, em um país de dimensões continentais como o nosso, com a segunda maior aviação do planeta, um “Órgão Público”, se arvore no direito de desafiar e desestruturar toda a ordem e organização estabelecida, decidindo a “bel prazer” encerrar suas atividades na Região Sul por sua conveniência – não da nossa, alunos, tripulantes, escolas e operadores - que como cidadãos e Contribuintes já pagam impostos – e ainda tem que pagar taxas e emolumentos (caros) por qualquer serviço prestado pela Agência, que apenas cumpre sua função e não nos presta favor de qualquer tipo.

Assim, exigiremos o não fechamento dos Escritório de Aviação Civil de Curitiba-EAC-CT como também da Unidade Regional de Porto Alegre-UR-POA. Solicitamos à todas as personalidades públicas e privadas com Poder de Decisão, que diligenciem contra este abuso administrativo, mesmo porque a Aviação Geral é ferramenta essencial para que autoridades, empresários e elementos com Poder de Decisão, desempenhem suas funções com eficiência, lucratividade, tranqüilidade e conforto!


Curitiba, 20 de Fevereiro de 2011.

AEROCLUBE DO PARANÁ

PRESIDÊNCIA E DIRETORIA


Comentário meu:

Algumas pessoas no governo ainda acham que aviação no Brasil é "coisa de rico". Não precisa ir muito longe: Um simples cafèzinho com um pão de queijo em lanchonete de aeroporto custa de 7 a 8 reais...

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Fabricado no Brasil...



EMBRAER Lineage 1000.
Que tal, gente?
Melhor que os "made in", nénão???

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Para matar saudades (as minhas, pelo menos...)






Decolagem e pouso de um Cessna Citation C-500

Minhas recordações vão à 1977/78...

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ser Comandante...

COMANDANTE... NA ÍNTEGRA DA PALAVRA

Algumas vezes amigos e pessoas me perguntaram: "O que é ser comandante?" Bem, a resposta mais simples pra isso seria dizer que o comandante é aquele piloto que ocupa o assento esquerdo da aeronave e tem a responsabilidade sobre ela e a tripulação. Teoricamente é o piloto mais experiente a bordo. Fácil de responder, embora na minha opinião pessoal o conceito deveria ser abordado muito mais profundamente e de forma reflexiva.

Ser comandante exige a proficiência técnica, a experiência e o conhecimento da aeronave e isso, quase todos os pilotos têm a capacidade de conquistar. Ser Comandante, com "C" maiúsculo requer outros atributos que não estão nos manuais e normas dos órgãos reguladores. Na verdade são atributos que devem ser inerentes ao caráter e nisso, infelizmente, nem todos que são pilotos estão capacitados. A maturidade, a serenidade, o equilíbrio, a temperança e a capacidade de ponderação e análise com imparcialidade... São atributos que fazem parte de um universo que vai bem além da rotina do cockpit. Devem ser incorporados à vida cotidiana do piloto, para que o indivíduo possa realmente ser chamado de Comandante.

Somente tais virtudes são verdadeiramente capazes de impedir a vaidade excessiva e o exibicionismo, que não raro tosam o senso de justiça e de avaliação. O profissionalismo de um piloto não se mede pelo tamanho do avião que ele voa.

O profissional pode ser piloto em comando de Boeing, Airbus, Fokker ou simplesmente de um Corisco. O que vai fazer dele um comandante ou um Comandante é a grandeza dos seus atos. O piloto de um Boeing pode perfeitamente ser um mero "empurrador de manetes" diante de um piloto de monomotor. A diferença entre ambos será definida pela postura de cada um.

Hoje, se um piloto novato me perguntasse qual é o melhor caminho para ser um Comandante (com "C" maiúsculo), eu com certeza lhe responderia com uma fórmula:



1) Comece a ser um Comandante dentro de sua casa, com seus pais, irmãos, esposa e filhos, tendo senso de justiça, paciência e atenção. Se conseguir isso dentro de casa, vai ser fácil levar para dentro do avião e sua tripulação;

2) Pratique ser um Comandante no seu meio profissional, não fazendo comentários sobre a performance operacional ou a vida pessoal dos colegas, a não ser que suas observações sejam diretamente para os próprios, e pelo bem-estar e segurança deles; Lembre-se que ninguém está livre de cometer erros.

3) Seja polido, educado e acessível às pessoas. Não se deixe jamais contaminar pela arrogância. Estar no comando não qualifica ninguém a semideus;

4) Lembre-se de que você nasceu com dois olhos pra ver, dois ouvidos para ouvir e uma só boca pra falar. Esse recado da natureza é para que ouça muito, veja muito e fale pouco;

5) Tenha senso crítico, mas evite ser crítico. Críticas pejorativas não acrescentam em nada. Seja primeiro juiz de seus próprios atos antes de julgar os outros.

6) Evite as conversas improdutivas e bobas e que não levam a lugar nenhum;

7) Se não puder levantar, não derrube. Seja confiável para quem está ao seu redor;

8) Dê oportunidades na medida que as tem. Ser Comandante não significa minar o caminho de quem vem atrás e nem empurrar quem está na frente. O equilíbrio é tudo.

9) Saiba reconhecer as boas atitudes de seus colegas. Avive as qualidades deles. Incentive-os a seguir em frente. É certo que um dia esses mesmos colegas ainda poderão lhe dar a mão, mas faça isso sem esperar retribuições. Não faça pano preto! Ninguém tem um QI privilegiadíssimo a ponto de ser superior aos outros e único capaz de exercer determinadas tarefas. Se você pode, os outros também podem. Se alguém pôde, você também poderá.

10) Exercite a memória: não se esqueça de ajudar aos outros e muito menos se esqueça de quem te ajudou.

Tenha a alma simples!

Enviado por Cmte. Tetto (ACP)




domingo, 16 de janeiro de 2011

O mais rápido dos ares



Todos os homens de negócio possuem duas características em comum: a pressa e a necessidade de estar sempre conectados. O jato Citation Ten, da Cessna, nasceu com a missão de atender a ambas.

O avião, que acaba de ser apresentado nos EUA, tem velocidade de cruzeiro de 976 km/h, que o tornará o jato executivo mais rápido do mundo (existe um modelo da Gulfstream que é capaz de superar 1000 km/h, mas apenas por curtos períodos de tempo).

Desta forma será possível ir de Londres a Nova York em aproximadamente cinco horas e meia, duas horas a menos do que em um jato comum - o Ten possui autonomia de 6.004 km, suficiente para fazer essa e outras viagens intercontinentais sem escalas. Tamanha velocidade é obra da aerodinâmica, que foi refinada pela Cessna. As asas do avião possuem winglets, e duas turbinas - um novo modelo- desenvolvido pela Rolls Royce.



O Cessna Ten também surpreende pela rapidez na infraestrutura interna. Ele é totalmente interligado por um sistema de fibra óptica e tem acesso à internet pelo sistema Aircell, que oferece conexão de até 3,1 Mbps, velocidade digna da internet "terrestre". O serviço é pago à parte e custa US$ 1.995 mensais.
O avião possui até seu próprio mensageiro instantâneo, uma espécie de MSN para falar eletronicamente com cada um dos oito passageiros, que também podem se distrair com filmes em Blu-Ray e câmeras que mostram a parte externa do avião.
O voo inaugural do Cessna Ten está marcado para 2011, com as primeiras unidades do avião sendo entregues aos compradores em 2013. O preço não foi divulgado, mas deverá ficar em torno de US$ 22 milhões.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Messerschmidtt Me 163 Comet



O Me 163 Komet, desenhado por Alexander Martin Lippisch, era um avião caça propulsionado por motor de foguete. Até 2009,era o único caça com essa propulsão a ser sempre operacional.
Seu projeto era revolucionário, e a aeronave era capaz de uma performance sem rivais para sua época.
Rudy Opitz, piloto de testes da Messerschmidtt, em 1944 atingiu a velocidade de 1.123 Km/h (698 mph). Mais de 300 aviões desse tipo foram construidos, entretanto, não provaram ser efetivos como caças, sendo responsáveis pela destruição de apenas nove aeronaves aliadas.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Breitling Jet Team



Ano novo, videos novos.
Assista a turma do BJT fazendo das suas...

E um excelente 2011 pra você!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Dando um tapa no lay-out




Bão, fim de ano, tenho que dar uma melhorada na aparência pra encarar as festas e fazer bonito. Resolvi começar dando uma lixadinha básica nas unhas das patinhas...

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Fim de mais um ano...



São meus votos aos seguidores deste modesto blog, aos meus familiares e aos meus amigos...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Decolagem braba, essa!...



O "aviãozinho" aí devia estar com o peso máximo de decolagem um pouquinho maior que o autorizado para o comprimento da pista.
O piloto chamou o manche pro peito na bacia das almas, com o fiofó bem apertadinho....

sábado, 13 de novembro de 2010

sábado, 23 de outubro de 2010

23 de outubro




PARABÉNS A TODOS NÓS, aviadores deste Brasil, sejam civis, militares, todos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Oshkosh 2010- Maior show aéreo do mundo



Mais uma colaboração do Helio Herbert...

Espetáculo!!!