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terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Avião com motor elétrico! Até que enfim!...



Specifications:

General
Seats:2
Wingspan:13.8m
Fuselage: 6.98m Fuselage Width:1.15m
Glide ratio:25:1
Empty Wt:172Kg
Empty Wt (Inc. Batteries):250Kg
Std Take Off Weight:430Kg-6 batteries
Maximum Take Off Wt:470Kg-10 batteries

Motor
Make:Yuneec Power Drive 400
Output:40Kw (54HP)
Size:240mm Diameter
Weight:17Kg

Power Controller
Make:Yuneec Power Block 40
Output:400A (max)
Size:300X240X200mm
Weight:7Kg

Batteries
Make:Yuneec OEM
Type:Lithium Polymer
Battery Weight (Each):13Kg
Voltage/Capacity:66.6V/30A

Charger
Make:Yuneec E-Charge
Type:Cell Balancing
Mode:Fully automatic
Input Voltage:200/240v
Charge Time:03 hours

Flying Time *
Standard (6 Packs): 1.30/02 hours
Extended (10 Packs): 2.25/2.5 hours



Dica do Comparsa João Mendes

12 comentários:

regi nat rock disse...

Show!
A musica é instigante.
Muito legal.
Mas a pergunta que não quer calar é, onde liga o fio Pé? :)

Pé de Chumbo disse...

Putz!...



Regi, ENFIA NA TOMADA!!!

regi nat rock disse...

mas se enfiar na tomada, ele não vua pô...

ahahahahahah

pergunta pro Jonny...

Belair disse...

Pé;
Perguntas de um leigo no assunto,mas ainda curioso:
Com quantos kgs. de querosene teríamos a mesma autonomia(2:30 hrs.) dessas baterias(10=130 kgs.) num motor a combustão de potencia equivalente(54 hp)?
Sei que o motor seria mais pesado que os 17 kg. do eletrico,mas o comb. necessário pesaria mais que as baterias?
E se por acaso o voo durar alem da autonomia das bat.,o bichinho plana?
Repito: NÃO sou do ramo...

Primo disse...

Jonny cabeção...onde liga?

Pé de Chumbo disse...

Belair,
um motor a explosão com essa potencia consumiria cerca de 12 litros/hora. E certamente pesaria mais que 50 kilos.
Para voar 2,5 horas precisaria de pelo menos 30 litros, a gasolina pesa 0.72kg/litro, então=21,6 kg de combustivel.

Querosene pesa um pouco mais, cerca de 0.80kg/litro, mas só é utilizado em turbo-hélices e jatos, que desenvolvem muito mais potencia.
A grande vantagem do motor elétrico é o custo por hora de vôo.
Aqui no Brasil a gasolina de aviação (avgas-100/130 octanas) custa mais de R$ 4,00 o litro...

Pé de Chumbo disse...

Ah, complementando...
Plana sim, e deve planar muito, considerando a envergadura da asa, o que também parece demonstrar uma ótima carga alar (area da asa/ peso total)

Pé de Chumbo disse...

Complementando DE NOVO:

A razão de planeio (glide rate) está lá nas especificações:

25 metros no horizontal para cada metro de afundamento.

RACER X disse...

Gente, esse negócio de onde poe o fio pra ligar é com quem tá curioso, include me out of this!!!, hahahaha

Helio Herbert disse...

Valeu pela aula Pé.

roberto zullino disse...

Onde vamos parar? Como os aerobus vão saber que o avião vem vindo se não faz barulho. Fora que as aves podem se enroscar no fio.

Carlos disse...

Olá visitantes do blog. Como sou apaixonado por motores elétricos não poderia deixar de adicionar meu comentário.
Faço experiências com motores elétricos, simples, industriais, elétrico trifásico, por exemplo, o w22. Posso dizer que sou um "tarado" por motores elétricos.

Já tinha lido algo sobre esse avião.
Por ele usar um motor elétrico ele é bem mais silencioso. Carregamento da bateria é feito em 3 horas e cada hora de voo custa apenas 2 dólares. O melhor de tudo ainda, emissão de carbono é praticamente nula.