Seguidores

domingo, 20 de fevereiro de 2011

ANAC PEGOU AEROVIA NA CONTRAMÃO?

NOVO CAOS NA AVIAÇÃO CIVIL BRASILEIRA

Vem aí outro enorme problema para tripulantes, usuários, aeroclubes, escolas, empresas de táxi aéreo, de serviços aéreos especializados que compõem a Aviação Geral no Sul do país, o maior segmento aeronáutico, após a Aviação da Região Sudeste. Já a alguns dias, são veiculados insistentes boatos de que a direção da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC, determinou o fechamento do Escritório de Aviação Civil de Curitiba-EAC-CT e a Unidade Regional de Porto Alegre-UR-POA, em mais um ato que demonstra a falta de compromisso com a Aviação Civil Brasileira. Só o maior Aeroclube da Região possui mais de 1.200 alunos que tratam de todos os seus assuntos neste Escritório de Unidade.

Já é de longa data, desde a criação do órgão, que a Aviação Geral, de Pequeno Porte, Escolas, Tripulantes, Mecânicos e Alunos, enfrentam todo tipo de problemas para desempenhar suas atividades e manter o imenso número de documentos e exigências “em dia” como determina este órgão, que vem trabalhando em total falta de sintonia e desconhecimento da atividade aeronáutica.

Taxas absurdas, atendimento deficiente, atrasos na expedição de documentos, falta de examinadores para revalidação de licenças, questões e impedimentos burocráticos de todos os tipos – em sua maioria direcionados a Aviação Geral – uma vez que as grandes empresas e seus proprietários enfrentam poucos percalços, já que a maior parte das ações do órgão ocorre no interesse de ambos – fazem da vida dos pequenos operadores um verdadeiro inferno, causando-lhes problemas e prejuízos de toda ordem.

Agora, em um posicionamento totalmente contrário as necessidades da Aviação Brasileira no Sul do país, que reflete o já habitual e total desconhecimento da atividade aeronáutica por parte de seus dirigentes e funcionários, a ANAC decide unilateralmente, arbitrariamente e sem qualquer tipo de consulta, simplesmente fechar estes Escritórios e Gerências, obrigando milhares de empresas, escolas e tripulantes da Região Sul, a viajarem, muitos, por milhares de quilômetros até Rio de Janeiro, São Paulo ou Brasília, para resolverem qualquer tipo de problema, dos mais simples como a revalidação de uma Licença até os mais complexos. Já havendo imensa carência de profissionais no país, tais viagens agravarão a falta e a indisponibilidade de pilotos, mecânicos e aeronaves, que terão que se afastar de suas funções, enquanto viajam e aguardam a disponibilidade precária do órgão para a resolução de seus problemas.

É realmente um absurdo, que em pleno Século 21, em um país de dimensões continentais como o nosso, com a segunda maior aviação do planeta, um “Órgão Público”, se arvore no direito de desafiar e desestruturar toda a ordem e organização estabelecida, decidindo a “bel prazer” encerrar suas atividades na Região Sul por sua conveniência – não da nossa, alunos, tripulantes, escolas e operadores - que como cidadãos e Contribuintes já pagam impostos – e ainda tem que pagar taxas e emolumentos (caros) por qualquer serviço prestado pela Agência, que apenas cumpre sua função e não nos presta favor de qualquer tipo.

Assim, exigiremos o não fechamento dos Escritório de Aviação Civil de Curitiba-EAC-CT como também da Unidade Regional de Porto Alegre-UR-POA. Solicitamos à todas as personalidades públicas e privadas com Poder de Decisão, que diligenciem contra este abuso administrativo, mesmo porque a Aviação Geral é ferramenta essencial para que autoridades, empresários e elementos com Poder de Decisão, desempenhem suas funções com eficiência, lucratividade, tranqüilidade e conforto!


Curitiba, 20 de Fevereiro de 2011.

AEROCLUBE DO PARANÁ

PRESIDÊNCIA E DIRETORIA


Comentário meu:

Algumas pessoas no governo ainda acham que aviação no Brasil é "coisa de rico". Não precisa ir muito longe: Um simples cafèzinho com um pão de queijo em lanchonete de aeroporto custa de 7 a 8 reais...

5 comentários:

regi nat rock disse...

Ruim hein Pé?
E agora? culpa de quem?
Já são 8 aninhos que a tchurma está mandando...
Aviação geral? não poooooode.... coisa de rico...

ô raça...

Pé de Chumbo disse...

É, Regi, mas a coisa é bem mais antiga.
Esse desmonte da aviação geral vem desde o meio do governo militar, e continuou com a mesma mentalidade. Não melhorou nada, só piorou.

regi nat rock disse...

Que seja; mas pq não consertaram é colocaram a coisa no rumo certo?
Pra quem se propôs a reinventar o Brasil, faltou competência. Ah,,, é que com o aerolula, ele não tinha problemas e só privilégios absolutos né?
Desculpe, pé, mas seu argumento nasceu morto.

Pé de Chumbo disse...

Regi, este não é um blog político, nem defendo aqui idéias ou politicas especificas.
Não estamos procurando culpados, e sim soluções, capice?

regi nat rock disse...

Vou respeitar sua determinação ; no entanto, são assuntos indissociáveis.
a conferir mais adiante e torcendo pra "pressão" surtir o efeito desejado.
abs