Seguidores

sábado, 27 de junho de 2009

Crise na Air France


Relatório da Air France critica seus pilotos
A quatro dias da publicação do primeiro relatório do Escritório de Investigações e Análises da Aviação Civil francesa (BEA), órgão oficial encarregado de investigar o acidente do voo AF 447, trava-se uma guerra surda no interior Air France.
Os pilotos da companhia tornaram público documentos internos que revelam falhas de equipamento das aeronaves e suposta negligência da direção para corrigir os erros. Agora emergiu o conteúdo parcial de um relatório que questiona o comportamento profissional dos pilotos.
Em 2005, depois de um acidente em Toronto com um A340 da Air France sem vítimas fatais, Gilbert Rovetto, responsável pelas operações aéreas, encomendou um relatório. Segundo a direção da companhia a análise não teve caráter de auditoria, mas serviu para uma tomada de consciência.
O documento é conhecido como “Relatório Colin”. O nome vem do autor, Jean-Marc Colin, chefe da divisão 777 da Air France. Colin em tom alarmista não faz concessões. Ele denuncia a falta de rigor profissional dos pilotos da maior empresa de transportes aéreos da França.
Leia abaixo trechos do relatório:
“Uma certa confiança [dos pilotos] e um pouco de tendência de atribuir o seu sucesso devido a qualidades próprias e os erros em fatores externos.”
“Preocupações extra profissionais durante as preparações dos vôos.”
“Confiança excessiva no desempenho do equipamento”
“A empresa ainda está numa situação de negar a contribuição do fator humano nos acidentes”
“... qualquer que seja o tipo de acidente, são os fatores humanos as principais causas dos acidentes com aviões da Air France.”
“Formação fraca dos pilotos jovens”
“Nível heterogêneo [dos pilotos]”
“Falta de capacidade de manobra devido a as poucas horas de voos reais substituídos por horas de vôos virtuais no simulador.”
“Notável baixa de conhecimentos aeronáuticos”

4 comentários:

Francisco J.Pellegrino disse...

A sujeira debaixo do tapete vai ser retirada, aí a coisa pega....agora procuram-se os culpados....mortos não falam..

Pé de Chumbo disse...

Eheheheh...já já a imprensa brasileira vai botar a culpa...no Lula...Eheheheheh

Felipão disse...

xiiiiiiiiiii

hahahaha

tá feio o negócio...

Viagens pelo Brasil - Conheço essa cidade disse...

Olá, estamos seguindo seu blog. Procurei e não encontrei uma postagem sobre Simuladores. Acho que seria uma boa postagem, o que acha?
http://nossasviagenspelobrasil.blogspot.com/