Seguidores

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Acidente no Amazonas


Minha opinião é que vários fatores contribuiram para o acidente, mas os principais foram excesso de peso, condições meteorológicas e falha de motor. O Bandeirante voa perfeitamente em condições monomotor (sei disso, eu mesmo já pilotei nessas condições com peso máximo), mas, ultrapassado esse peso, já não existe garantia. O Peso básico vazio desse avião é de 3.500 kg., e o máximo de decolagem é de 5.670 kg. Sobram 2.170 Kg para colocar passageiros, bagagem e combustível. Considerando que havia 28 pessoas a bordo (o máximo autorizado é 21 pax +2 tripulantes), sendo 6 "crianças", se dá pra considerar, em termos de peso, 14 anos como criança, vamos considerar assim: peso médio de adulto, 75kgX 22=1650kg. peso médio das crianças, uns 20kgX6=120kg. Bagagem, digamos, 10kg. por pessoa adulta=220kg. Somando 1650+120+220, temos 1990 kg. Sobram 180 kg. para combustivel, cada litro pesa 0,82kg. Dá para 220 litros de querozene. Essa quantidade de combustível é INSUFICIENTE para o trecho que se propunha voar. Vamos aguardar as conclusões dos peritos, mas a principio, esses são os dados. O que você acha?

5 comentários:

Helio Herbert disse...

E aí Pé essa noite para você pegar no sono deve ter sido mais demorado né,o primeiro dia de blog é emocionante,a gente fica pensando no que vai rolar...
Minha sugestão é que você procure fotos e materias o mais antigo possivel começando com a invenção do Avião e sua evolução no decorrer do tempo,da o maior trabalho,mais deve ser gratificante o resultado.Saudações.

Quanto a queda do Avião realmente uma grande perda,da mesma família foram 18 vitimas fatais,lamentavel.

M disse...

Que cagada, né ?
Sei que o bicho "avua" com 1 só motor.
Acho que o infeliz esqueceu do shit happens, ou errou nas contas.
Mesmo assim, é estranho o pessoal não ter conseguido sair do avião. Afinal, a fuselagem não ficou muito danificada.

Felipão disse...

Irresponsabilidade, voar assim, com excesso de peso... Incrível como não fiscalizaram a aeronave antes de partir... quantos não andam fazendo isso por aí?? lamentável...

Pé de Chumbo disse...

M, com aquela lotação, mais o pavor de ficar embaixo d'água, crianças, bancos e bagagens soltas, não é de estranhar não terem conseguido sair. Só conseguiram sair quatro, que por sorte estavam perto da porta trazeira. O resto do povo ficou tudo socado lá na frente.
A propósito, sejam bem vindos, você e o Felipão. Usem e abusem do espaço...

Pé de Chumbo disse...

Felipão, fiscalização nas pistas do interior?
Não existe. Em nenhum lugar do mundo, se quer saber.
A responsabilidade pelos passageiros e pela carga é toda do comandante.